Convivência Democratica

A palavra convivência no dicionário significa a vivência de uma pessoa com um grupo, já a democracia é simplesmente uma palavra que não tem muito efeito na população;Isso acontece porque há uma pobreza de conhecimento.
A convivência democrática é um direito e um dever que todos têm de seguir para poder ter um convívio amigavel com o seu vizinho.
Todo ser humano tende a ter uma relação com seu semelhante, nessa relação, nos deparamos com as diferenças e semelhanças que nos obrigam a comprar, descobrir, ressignificar, compreender, agir, buscar alternativas e refletir sobre nós mesmos e sobre os demais.
A convivência democratica é a alma da sociedade, até porque ela leva a ética e a moral, assim indicando o jeito que devemos agir perante ao homem.
A convivência democratica na Àfrica Do Sul é ainda difícil de encontrar, por vários motivos um deles é que a população Sul-Africana, não tem contato com seus direitos sociais e acabam se deixando levar pela inocência; apóso término do Apaitheid 1994, Àfrica Do Sul ainda sofre com o descaso da "nobreza",o convívio do "branco com o Negro" não é mas uma novidade lá, mas, esse convívio ainda é pouco até por causa do preconceito que existe.
Já ao contrario da Àfrica Do Sul o Brasil está mais á frente no aspcto de conviver e respeitar seu semelhante, nas relações interpessoais, porem o Brasil ainda peca em alguns sentidos: na educação, saúde, política; isso ocorre porque o brasileiro tem seus direitos constitucionas negadas.
Ao falar de convivência democratica nesses dois paises há uma pequena semelhança, o Brasil e a Àfrica Do Sul ainda não sabem lidar com sua diversidade racial.



Esses link do you tube contem  vídeos que falam sobre convivência democratica:

 Aqui em baixo contem algumas imgens de convivência democratica:







                                 Medevdev e Yanukovich impulsionam relações entre Rússia e Ucrânia






                                                           Relações entre EUA e Brasil





Os deveres garantem os direitos e a boa convivência:

Mundo Jovem: Por que nós temos que ter deveres?

Jaques: O que está na base dos deveres é a própria exigência da convivência social. O princípio fundamental ético jurídico é o da reciprocidade, ou seja, a cada vantagem que eu tenho, para não usar diretamente o termo direito, pode haver uma desvantagem dos outros.

Então eu não posso exercer um direito, uma vantagem, na medida em que no próprio exercício dessa vantagem eu prejudique os demais. Na verdade, está contido nos deveres um preceito evangélico, pode-se dizer: “não faças nunca aos outros aquilo que não queres que façam para ti”, ou, faça sempre aos outros aquilo que tu queres que seja feito para ti.

Não se compreende nesse jogo de convivência o direito sem os deveres. A cada direito corresponde um dever, aliás,o filósofo Kant já dizia isso bem claro.

Texto de Jaques Alfonsin (sociólogo).