Lutas Sociais

Lutas Sociais no Brasil
Lutas sociais ou movimento social é uma expressão técnica usada para denominar movimentos feitos por pessoas sociais e pela sociedade.Um movimento social é como se fosse uma denúncia de algo que acontece em uma sociedade,e propõe melhorias.
A análise dos movimentos sociais no Brasil revelam forte enfoque teórico oriundo do marxismo,sejam eles vinculados ao espaço urbano ou rural.

Movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST): È um movimentos social brasileiro de inspiração marxista cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil.Teve origem na aglutinação de movimentos que faziam oposição ou estavam desgostosos com o modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar,principalmente na década de 1970,o qual priorizava a colonização de terras devolutas em regiões remotas, com o objetivo de exportação de excedentes populacionais e integração estratégica. Contrariamente a este modelo, O MST declara buscar a redistribuição das terras improdutivas.



Movimento dos trabalhadores sem teto (MTST):Surgiu em 1997 da necessidade de organizar a reforma urbana e garantir moradia e a todos os cidadãos. Está organizado nos municípios do Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo. È um movimento de caráter social, político e sindical. Em 1997, o MST fez uma avaliação interna em que reconheceu que seria necessária uma atuação na cidade além de sua atuação no campo. Dessa constatação, duas opções de luta se abriram: trabalho e moradia.



A Àfrica e suas lutas
Circuncisão feminina

As histórias são parecidas: sem aviso,as meninas são levadas pelas mães a um local ermo, onde encontram uma espécie de parteira que as espera com uma nevalha. Sem qualquer anestesia ou assepsia, a mulher abre as pernas da garota e corta a região genital, num procedimento que varia da retirada do clitóris ao corte dos grandes lábios ou a infibulação (fechamento parcial do orifício genital).
O link abaixo,é um vídeo sobre Circuncisão feminina:
http://www.youtube.com/watch?v=JvH9kfUnvx0
Uma declaração da OMS de 2008 contra a prática diz que a mutilação " é uma manifestação de desigualdade de gênero, [...] uma forma de controle social sobre a mulher" e que é geralmente apoiada tanto por homens quanto por mulheres. Algumas comunidades entendem a circuncisão como artifício para reprimir o desejo sexual, garantir fidelidade conjugal e manter as jovens "limpas" e "belas"

Apartheid
Nelson Mandela lutou contra o sistema de Apartheid no país, esse sistema significa vida separada,que sujeitava que negros e brancos vivessem separados.
Mandela ainda estudante de direito começou com sua luta contra o regime do Apartheid no ano de 1942,entrou efetivamente para a oposição. Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid.
O Apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistêcia interna,bem como um longo embargo comecial contra a Àfrica do sul. Uma série de revoltas populares e protestos caudaram o banimento da oposição e a detenção de líderes anti-apartheid.
Reformas no regime durante a década de 1980 não conseguiram conter a crescente oposição, e em 1990 o presidente Frederik Willem de Klerk iniciou negociações para acabar com oApartheid, o que culminou com a realizações de eleições multirraciais e democráticas em 1994, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Nelson Mandela. Entretanto, os vestígios do Apartheid ainda fazem parte da política e da sociedade sul-africana.